A Faculdade de Artes e Administração de Limeira, FAAL, abriu as portas para abrigar a terceira edição do Festival de Quadrinhos de Limeira sob o comando de Renato Frigo. O evento rolou neste final de semana passado, nos dias 29 e 30 de setembro.

A data não foi escolhida por acaso: dia 30 nosso amado Tex Willer vez 70 anos! Criado em 1948 por Gian Luigi Bonelli e Aurelio Gallepini, Tex começou tímido, mas em poucos anos tomou corpo e tornou-se o personagem símbolo na Itália, tão reconhecido e cultuado como Superman, nos Estados Unidos.

A trajetória do herói chegou ao Brasil pela primeira vez em 1951 na Revista Júnior nº 28, estilo talão de cheque, com o nome de Texas Kid. A editora responsável, Editora Rio Grafica, ainda publicou o encarte por mais 264 números e durou até 1957, quando começou um hiato que duraria quase 15 anos.

Finalmente, em 1971, o mocinho embarcou de vez em solo brasileiro, pela extinta editora Vecchi até o numero 164. Vale lembrar que durante este período, a editora chegou a lançar a “2ª edição” de Tex, que tinha como propósito ajudar os leitores que perderam as primeiras 149 publicações.

Já em 1983 com a extinção da Vecchi, a Editora RGE/Globo assumiu a publicação do personagem e deu continuidade ao trabalho. Manteve o padrão do formatinho, já consolidado, e deu seguimento do número 165 ao 350, quando, finalmente, a Editora Mythos assumiu a responsabilidade e não parou mais de publicar o personagem.

E desde que Tex faz parte da nossa casa, sua gama de publicações só aumentou, acompanhando a tendência da matrona, a Sergio Bonelli Editore. E assim esperamos: que por mais 70 anos, ainda muitas inovações cheguem por ai!

E para comemorar essa data tão importante, a Mythos esteve presente fazendo a maior algazarra! E batemos o recorde de cosplay de Tex juntos!

Vamos curtir um pouquinho essa festa?!

E antes de qualquer outra coisa,cabe a nós, da Mythos Editora, agradecer a cada leitor, cada seguidor, cada amigo nosso que esteve presente no evento e nos visitou e comprou e claro, esteve conosco durante toda a caminhada.

Cada um teve uma impressão, um sentimento, um ponto de vista. Mas uma coisa é certa: todos nós compartilhamos alegria que Tex nos proporcionou. Por isso, MUITO OBRIGADA!

previous arrow
next arrow
Slider

Facebook
Twitter
RSS
Google+
http://mythologico.com.br/festival-de-quadrinhos-de-limeira-70-anos-de-tex/
Joana Rosa Russo
joanarrt@gmail.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *