Hoje é aniversário do nosso querido Alfredo Castelli, o criador do icônico personagem Martin Mysterè!

O papai de Martin merece um super abraço da turma toda de leitores do detetive daqui do Brasil!

Obs.: fala sério – dá vontade de apertar ele! Vai ser carismático assim lá em Terracota!

MAS o que muita gente NÃO sabe é que Martin Mysterè, na verdade, começou sua carreira nos quadrinhos ANTES de abril de 1982, seu lançamento oficial. e não por acaso, a data do “início do personagem”, também faz aniversário hoje!

Antes do Martin como conhecemos, existiu o Martin da prequela. Seu nome até mesmo era outro: Allan Quatermain.

Embora tivesse a aparência baseada no ator James Coburn, Quatermain já possuía algumas das características de Martin Mystère, como o seu assistente Java e a sua arma de raios. Com o fim da prequela, Castelli propõe uma reformulação do personagem a Sergio Bonelli, inicialmente batizado como Doc Robinson, antes de finalmente receber o nome com o qual ficou famoso. Alias, o nome foi uma homenagem de Castelli ao seu amigo Tiziano Sclavi (criador de Dylan Dog que trabalhou com Castelli em Os Aristocratas), que nos anos 1970 escreveu uma série de contos policiais juvenis protagonizados por um detetive particular francês chamado Jacques Mystère. O nome completo da nova personagem ficou portanto Martin Jacques Mystère.

Então, na sua versão definitiva, Martin é um arqueólogo, professor, escritor e apresentador do programa de televisão “Os Mistérios de Mystère” (que era também o nome do mencionado livro de contos de Sclavi), alcunhado “o Detetive do Impossível”.

Sabia dessa?! Agradecemos especialmente ao nosso amigo e leitor Pedro Bouça, que gentilmente nos cedeu seu incrível texto publicado na edição portuguesa de Martin Mysterè!

Facebook
Twitter
RSS
Google+
http://mythologico.com.br/voce-sabia-martin-mystere-e-mais-velho-que-se-imagina/
Joana Rosa Russo
joanarrt@gmail.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *